30 maio 2009

Cineastas brasileiros que trabalham em Hollywood

Listo aqui 8 cineastas brasileiros que realizaram trabalhos em Hollywood. De assistente de produção a diretores, o seleto grupo é composto por:


7. Halder Gomes, Gerson Sanginitto




Inicío com uma dupla, um cearence, Halder Gomes, o outro carioca, Gerson Sanginitto. Realizaram seu primeiro trabalho como diretores e produtores no filme denominado Morgue(2008), que no Brasil levou o nome de Cadavares 2. Um terror bem bolado que rende muita diversão. A comédia Commander and Chief está em fase de produção e é uma satira ao governo George W. Bush. Eles já trabalhavam em Hollywood como dublê e produtor respectivamente.

Trabalhos no exterior:

  • Morgue(2008) - (Diretor - Halder), (Co-diretor - Gerson)






6. Vicente Amorim

Filho de um diplomata, Vicente Amorim nasceu na Áustria, viveu na Inglaterra e Estados Unidos, para só então vir ao Brasil, onde morou em Brasília e Rio de Janeiro. Amorim estudou Economia por três anos antes de seguir sua primeira e única paixão: filmar.

Cinéfilo desde criança, ele dirigiu seu primeiro curta aos 14 anos de idade, usando uma câmera Super-8. Aos 17, conseguiu a oportunidade de trabalhar como assistente de Leon Hirszman no filme "Imagens do Inconsciente". A partir dessa experiência, Amorim decidiu aprender todos os estágios de filmagem numa produção: foi assistente de câmera, assistente de som e fez pós-podução.

Como assistente de direção contabiliza mais de 20 títulos, incluindo "Luar Sobre Parador", dirigido por Paul Mazursky (cujas filmagens tiveram locações no Brasil); "Brincando nos Campos do Senhor", assinado por Hector Babenco; "Tieta do Agreste" e "Orfeu", ambos de Carlos Diegues; e "Bossa Nova", de Bruno Barreto.

Vicente Amorim dirigiu cinco curtas-metragens - entre eles "Vaidade", co-dirigido por David França Mendes, e a animação "Não Fique Pilhado", premiado nos festivais Anima Mundi, Mendonza (Argentina) e Telluride (Estado Unidos). O curta ainda foi adquirido pelo museu Guggenheim, em Nova York.

No exterior ele dirigiu Viggo Mortensen no excelente Homem Bom (2008).

Trabalhos no exterior:
  • Good (2008) - (Diretor)



5. Hector Babenco


Hector Eduardo Babenco (Mar del Plata, 7 de fevereiro de 1946) é um cineasta brasileiro de ascendência ucraniana. Nasceu na Argentina e radicou-se no Brasil aos dezenove anos de idade. É naturalizado brasileiro desde 1977. Trabalhou como figurante em filmes dos diretores espanhóis Sergio Corbucci, Giorgio Ferroni e Mario Camus. E atores americanos como Jack Nicholson e Meryl Streep.


Trabalhos no exterior:
  • Coração iluminado (1998) - (Diretor) (Esse filme não é de Hollywood mas é uma produção franco-argentino-brasileiro)



4. Bruno Barreto

Bruno Barreto (Rio de Janeiro, 16 de março de 1955) é um cineasta brasileiro. Foi casado com a atriz Amy Irving, ex-esposa do cineasta americano Steven Spielberg. Teve seu primeiro longa-metragem, Tati, a Garota, financiado por sua avó, Lucíola Villela e foi um dos produtores do filme Menino do Rio, crônica sobre um grupo de adolescentes cariocas que vivem à beira-mar.

Morou por nove anos nos Estados Unidos, estreou como diretor em Assassinato Sob Duas Bandeiras em 1990, estrelado por Amy Irving, sua esposa na época. Em seguida, dirigiu O Coração da Justiça em 1992. Três anos mais tarde ele trabalhou novamente com Amy Irving no drama romântico Atos de Amor.

Em 1998, filmou Entre o Dever e a Amizade, com StephenBalwin. Em 2003 ele volta a Hollywood e filma o mediano Voando alto (2003).


Trabalhos no exterior:




3. Carlos Saldanha



Carlos Saldanha (Rio de Janeiro, Brasil, 24 de Janeiro de 1965) é um animador brasileiro que ganhou destaque nos Estados Unidos. Saldanha cursou Mestrado em Artes e se especializou em animação por computação gráfica na School of Visual Arts, em NY.

Em 2006, visitou uma das mais famosas escolas de animação do Brasil, a Academia de Animação e Artes Digitais em São Paulo, onde pode palestrar a diversos alunos do meio gráfico 3D.

Na pesquisa descobri que Carlos Saldanha trabalhou em Clube da Luta (1999) como surpevisor de efeitos visuais! Nem eu sabia dessa! =D. A novidade é que Saldanha esta na fase de pre=produção do seu novo desenho "Rio", a estoria de um papagaio de Minesota que vai se aventurar no seu país de origem: Brasil.



Trabalhos no exterior:

Como Diretor:

  • 2011 - Rio (Em produção)


Como Produtor:



Como surpevisor de Efeitos Especiais:


2. Walter Salles




Walter Moreira Salles Jr. (Rio de Janeiro, 12 de abril de 1956) é um cineasta brasileiro. Filho de Elisa Margarida Gonçalves e do embaixador e banqueiro Walther Moreira Salles, da família que detém o controle do grupo Unibanco, adquiriu projeção internacional, especialmente após os seus filmes que foram nomeados para o Oscar.

É irmão do banqueiro Pedro Moreira Salles e de João Moreira Salles, também um cineasta. E meio-irmão de Fernando Roberto do primeiro casamento de seu pai. E é pai de Vicente, nascido em Julho de 2006 Depois de estudar Economia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, se graduou com uma licenciatura em comunicação audiovisual Universidade de Artes Cinematográficas do Sul da Califórnia.

Seu primeiro filme relevante, Terra estrangeira, foi rodado em 1995 e premiado como melhor filme do ano no Brasil e selecionado para mais de 40 festivais no mundo todo. Em 1998 lançou Central do Brasil, que recebeu ampla aclamação internacional e duas indicações ao Oscar, de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz para Fernanda Montenegro.

Em 2001, Abril Despedaçado , estrelando Rodrigo Santoro, foi nomeado para o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro. Ambos os filmes tiveram distribuição mundial.

Em 2003, Salles foi eleito um dos 40 Melhores Diretores do Mundo pelo The Guardian. Seu maior sucesso internacional até agora tem sido Diários de Motocicleta (2004), um filme sobre a vida do jovem Ernesto Guevara, que mais tarde ficou conhecido como Che Guevara.

Foi a primeira incursão de Salles como diretor de um filme em um idioma diferente do seu nativo, português (espanhol, neste caso) e rapidamente se tornou um sucesso de bilheteria na América Latina e Europa.

Em 2005, é lançado seu primeiro filme em Língua Inglesa, que é também seu primeiro filme hollywoodiano, Água Negra, uma adaptação do filme japonês de 2002 de mesmo nome.

Salles irá dirigir um roteiro de José Rivera, adaptação do livro de Jack Kerouac, On the Road com produção de Francis Ford Coppola.

Trabalhos no Exterior:
Como Diretor:


1. Fernando Meirelles



Fernando Meirelles (São Paulo, 11 de setembro de 1955) é um cineasta brasileiro que ganhou notoriedade internacional pela direção do longa-metragem Cidade de Deus em 2002. Concorreu a melhor diretor por Cidade de Deus.Também é reconhecido pela direção de The Constant Gardener, de 2005 e da versão cinematográfica do romance Ensaios sobre a cegueira, de José Saramago, intitulado Blindness. É um dos poucos brasileiros que têm direito de votar no Óscar.

Trabalhos no exterior:

Como Diretor:

6 comentários:

  1. Eu gosto muito do Meirelles e do Walter Sales, mas o fato da paixão por Paris Je t'aime ser intensa e a verdade de Saramago ser tão cruel... me torna suspeita pra falar sobre eles! Cinema, quando bem feito te leva a lugares inimaginaveis! E eu tambem adoro a Era do Gelo! (: Compulsão por animação... algo assim!

    beijos :*
    PS: E se inventaram algo melhor que cinema, eu ainda não sei...

    ResponderExcluir
  2. Só lembrar que o Fernando Meirelles também dirigiu o Cidade de Deus, um dos cem melhores filmes de todos os tempos segundo a Times

    ResponderExcluir
  3. vlw ajudo bastante no meu trabalho


    vlw msm

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de elogiar o trabalho de todos eles e sugerir uma produção cinematográfica da musica " Faro-este Caboclo - Legião urbana" tem um bom enredo!!!!

    ResponderExcluir
  5. SONHO DIARIAMENTE PODER FAZER UMA TRILHA SONORA PRA QUALQUER FILME DOS CINEASTAS ACIMA:PRECISO SOMENTE DO TEMA E DO CLIMA À SER COMPOSTO;QUE JA POSSUO DIVERSAS TRILHAS GUIAS PRA VARIOS TEMAS .INICIALMENTE NÃO ESTOU COBRANDO PELO TRABALHO POIS MEU INTUITO É DE DIVULGAÇÃO NA AREA.MAIORES INFORMES:PABLITOMORALES@YAHOO.COM ou pablitomorales@ig.com.br pablitomorales@live.com

    ResponderExcluir