7. Halder Gomes, Gerson Sanginitto
Inicío com uma dupla, um cearence, Halder Gomes, o outro carioca, Gerson Sanginitto. Realizaram seu primeiro trabalho como diretores e produtores no filme denominado Morgue(2008), que no Brasil levou o nome de Cadavares 2. Um terror bem bolado que rende muita diversão. A comédia Commander and Chief está em fase de produção e é uma satira ao governo George W. Bush. Eles já trabalhavam em Hollywood como dublê e produtor respectivamente.
Trabalhos no exterior:
- Beyond the Ring(2008) - (Diretor - Gerson), (Diretor Assistente - Halder)
- Commander and Chief (2009) - (Diretor - Halder)
Filho de um diplomata, Vicente Amorim nasceu na Áustria, viveu na Inglaterra e Estados Unidos, para só então vir ao Brasil, onde morou em Brasília e Rio de Janeiro. Amorim estudou Economia por três anos antes de seguir sua primeira e única paixão: filmar.
Cinéfilo desde criança, ele dirigiu seu primeiro curta aos 14 anos de idade, usando uma câmera Super-8. Aos 17, conseguiu a oportunidade de trabalhar como assistente de Leon Hirszman no filme "Imagens do Inconsciente". A partir dessa experiência, Amorim decidiu aprender todos os estágios de filmagem numa produção: foi assistente de câmera, assistente de som e fez pós-podução.
Como assistente de direção contabiliza mais de 20 títulos, incluindo "Luar Sobre Parador", dirigido por Paul Mazursky (cujas filmagens tiveram locações no Brasil); "Brincando nos Campos do Senhor", assinado por Hector Babenco; "Tieta do Agreste" e "Orfeu", ambos de Carlos Diegues; e "Bossa Nova", de Bruno Barreto.
No exterior ele dirigiu Viggo Mortensen no excelente Homem Bom (2008).
Trabalhos no exterior:
- Good (2008) - (Diretor)
- Kickboxer 3: The Art of War (1992) (Diretor-Assistente)
- O Quinto Macaco (1990) - (Diretor-Assistente)
- Orquídea Selvagem (1990) - (Diretor-Assistente)
- Moon Over Parador (1988) - (Diretor-Assistente)
Hector Eduardo Babenco (Mar del Plata, 7 de fevereiro de 1946) é um cineasta brasileiro de ascendência ucraniana. Nasceu na Argentina e radicou-se no Brasil aos dezenove anos de idade. É naturalizado brasileiro desde 1977. Trabalhou como figurante em filmes dos diretores espanhóis Sergio Corbucci, Giorgio Ferroni e Mario Camus. E atores americanos como Jack Nicholson e Meryl Streep.
Trabalhos no exterior:
- Coração iluminado (1998) - (Diretor) (Esse filme não é de Hollywood mas é uma produção franco-argentino-brasileiro)
- Brincando nos campos do Senhor (1990) - (Diretor)
- Ironweed (1987) - (Diretor)
- O beijo da mulher-aranha (1984), que rendeu o Oscar de melhor ator a William Hurt - (Diretor)
4. Bruno Barreto
Bruno Barreto (Rio de Janeiro, 16 de março de 1955) é um cineasta brasileiro. Foi casado com a atriz Amy Irving, ex-esposa do cineasta americano Steven Spielberg. Teve seu primeiro longa-metragem, Tati, a Garota, financiado por sua avó, Lucíola Villela e foi um dos produtores do filme Menino do Rio, crônica sobre um grupo de adolescentes cariocas que vivem à beira-mar.
Morou por nove anos nos Estados Unidos, estreou como diretor em Assassinato Sob Duas Bandeiras em 1990, estrelado por Amy Irving, sua esposa na época. Em seguida, dirigiu O Coração da Justiça em 1992. Três anos mais tarde ele trabalhou novamente com Amy Irving no drama romântico Atos de Amor.
Em 1998, filmou Entre o Dever e a Amizade, com StephenBalwin. Em 2003 ele volta a Hollywood e filma o mediano Voando alto (2003).
- View from the Top (Voando alto) (2003) (Diretor)
- One Though Cop (Entre o dever e amamizade) (1998) - (Diretor)
- Carried Away (Atos de Amor) (1995) - (Diretor)
- The Heart of Justice (O Coração da Justiça)(1992) - filme para TV (Diretor)
- A Show of Force (Assassinato sob Duas Bandeiras) (1990) - (Diretor)
Carlos Saldanha (Rio de Janeiro, Brasil, 24 de Janeiro de 1965) é um animador brasileiro que ganhou destaque nos Estados Unidos. Saldanha cursou Mestrado em Artes e se especializou em animação por computação gráfica na School of Visual Arts, em NY.
Em 2006, visitou uma das mais famosas escolas de animação do Brasil, a Academia de Animação e Artes Digitais em São Paulo, onde pode palestrar a diversos alunos do meio gráfico 3D.
Na pesquisa descobri que Carlos Saldanha trabalhou em Clube da Luta (1999) como surpevisor de efeitos visuais! Nem eu sabia dessa! =D. A novidade é que Saldanha esta na fase de pre=produção do seu novo desenho "Rio", a estoria de um papagaio de Minesota que vai se aventurar no seu país de origem: Brasil.
Trabalhos no exterior:
Como Diretor:
- 2011 - Rio (Em produção)
- 2009 - A Era do Gelo 3 - (Ice Age 3: Down of the Dinosaurs)
- 2006 - A Era do Gelo 2 - (Ice Age 2: The Meltdown
- 2005 - Robôs Robots
- 2002 - A Era do Gelo - (Ice Age)
Como Produtor:
- 2008 - Surviving Sid
- 2006 - No Time for Nuts
Como surpevisor de Efeitos Especiais:
|
|
Seu primeiro filme relevante, Terra estrangeira, foi rodado em 1995 e premiado como melhor filme do ano no Brasil e selecionado para mais de 40 festivais no mundo todo. Em 1998 lançou Central do Brasil, que recebeu ampla aclamação internacional e duas indicações ao Oscar, de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz para Fernanda Montenegro.
Em 2001, Abril Despedaçado , estrelando Rodrigo Santoro, foi nomeado para o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro. Ambos os filmes tiveram distribuição mundial.
Foi a primeira incursão de Salles como diretor de um filme em um idioma diferente do seu nativo, português (espanhol, neste caso) e rapidamente se tornou um sucesso de bilheteria na América Latina e Europa.
Salles irá dirigir um roteiro de José Rivera, adaptação do livro de Jack Kerouac, On the Road com produção de Francis Ford Coppola.
Trabalhos no Exterior:
Como Diretor:
- 2009:On the Road (pré-produção)
- 2008: Stories on Human Rights
- 2007: Chacun son cinéma ou Ce petit coup au coeur quand la lumière s'éteint et que le film commence (segmento "A 8 944 km de Cannes")
- 2006: Paris, je t'aime (segmento 10)
- 2005: Água Negra (Dark Water)
- 2004: Diários de Motocicleta (The motorcycle diaries)
Fernando Meirelles (São Paulo, 11 de setembro de 1955) é um cineasta brasileiro que ganhou notoriedade internacional pela direção do longa-metragem Cidade de Deus em 2002. Concorreu a melhor diretor por Cidade de Deus.Também é reconhecido pela direção de The Constant Gardener, de 2005 e da versão cinematográfica do romance Ensaios sobre a cegueira, de José Saramago, intitulado Blindness. É um dos poucos brasileiros que têm direito de votar no Óscar.
Como Diretor:
- 2008 - Blindness (Ensaio Sobre a Cegueira)
- 2005 - The Constant Gardener (O Jardineiro Fiel)
Eu gosto muito do Meirelles e do Walter Sales, mas o fato da paixão por Paris Je t'aime ser intensa e a verdade de Saramago ser tão cruel... me torna suspeita pra falar sobre eles! Cinema, quando bem feito te leva a lugares inimaginaveis! E eu tambem adoro a Era do Gelo! (: Compulsão por animação... algo assim!
ResponderExcluirbeijos :*
PS: E se inventaram algo melhor que cinema, eu ainda não sei...
Ótimo post.Bem lembrado.
ResponderExcluirSó lembrar que o Fernando Meirelles também dirigiu o Cidade de Deus, um dos cem melhores filmes de todos os tempos segundo a Times
ResponderExcluirvlw ajudo bastante no meu trabalho
ResponderExcluirvlw msm
Gostaria de elogiar o trabalho de todos eles e sugerir uma produção cinematográfica da musica " Faro-este Caboclo - Legião urbana" tem um bom enredo!!!!
ResponderExcluirSONHO DIARIAMENTE PODER FAZER UMA TRILHA SONORA PRA QUALQUER FILME DOS CINEASTAS ACIMA:PRECISO SOMENTE DO TEMA E DO CLIMA À SER COMPOSTO;QUE JA POSSUO DIVERSAS TRILHAS GUIAS PRA VARIOS TEMAS .INICIALMENTE NÃO ESTOU COBRANDO PELO TRABALHO POIS MEU INTUITO É DE DIVULGAÇÃO NA AREA.MAIORES INFORMES:PABLITOMORALES@YAHOO.COM ou pablitomorales@ig.com.br pablitomorales@live.com
ResponderExcluir