01 junho 2009

A dificuldade de escolher o melhor curso de TI

Clique na imagem para ampliar

A
primeira ação é definir interesses. É necessário planejar, focar, estudar e aproveitar as oportunidades do momento. Ter clareza e analisar o timing do mercado é essencial para um resultado satisfatório. Para se ter uma ideia, o setor de Tecnologia da Informação é o que concentra o maior índice de mal-entendidos.

A maioria das dúvidas estão relacionadas às definições e ao conteúdo dos cursos.Existem cerca de 1.300 novos cursos técnicos e superiores voltados à TI que são semelhantes, mas com denominações diversas, como Engenharia da Computação, Ciências da Computação, Sistemas da Informação, Administração e Sistemas, Logística, Gestão com TI e muitos outros.

A área de TI vai desde o desenvolvimento de hardware, aí considerando as centenas de componentes eletrônicos que dele fazem parte, até o software necessário para uma simples aplicação doméstica. Tudo isso passa pelo estudo de sistemas operacionais, compiladores e programação, lógica e algoritmos, redes com e sem fio, banco de dados, engenharia de software, sistemas multimidia, realidade virtual, computação gráfica e, principalmente, aplicações de gestão empresarial.

Por apresentar maior segmentação, a área de TI é uma das mais dinâmicas e procuradas no mercado. Apresenta também um diferencial relevante: a oferta de cursos técnicos de qualidade. São inúmeras opções que se multiplicam a cada ano.

Além dos cursos técnicos, existem os cursos de certificações, que são considerados verdadeiros “abre-portas” no mercado de trabalho. Os cursos oferecem vantagens relativas à duração e ao valor do investimento. Para preparação é preciso que estudantes e profissionais definam seus interesses. Selecionar o que gosta, o que tem facilidade, o que e porque o quer.

Não adianta entrar no segmento de tecnologia, por exemplo, se não tiver um inglês (no mínimo básico) ou não existir entrosamento algum com matérias exatas. Portanto, para não correr o risco de acabar como muitos profissionais frustados e insatisfeitos, é preciso autodefinir seus gostos.

Após esta fase, inicia-se o processo de escolha do curso e instituição a ingressar. Nesta etapa, a pesquisa é fundamental. Levantar informações sobre os cursos, cronogramas, histórico das instituições, procurar fóruns e assistir ao máximo de palestras relacionadas à área de atuação almejada. Vale consultar sites do governo, como do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e os sites oficiais das redes de ensino.

Neles, encontramos uma infinidade de informações esclarecedoras como notas e classificação das instituições, além de fóruns com profissionais da área. Vale um conselho: procure conversar com pessoas que trabalham na área pretendida, tomar conhecimento da rotina de trabalho e quanto mais se interar do assunto, melhor!

Da mesma forma, vale a dedicação quando for encontrar uma oportunidade de trabalho. Antes de candidatar-se, estude a empresa, saiba tudo sobre o cargo que busca, assim você, munido de informações, se sentirá mais confiante e seguro.

Descubra qual o papel que você quer desempenhar como profissional. Por isso, não perca o foco e não deixe de encarar o mercado de trabalho real. Analise as oportunidades e procure adaptar-se ao negócio. Por mais que o mercado seja concorrido e saturado, sempre haverá vagas destinada aos melhores. E aos jovens, aproveitem e conquistem as oportunidades cedidas. Já aos mais experientes, saibam que nunca é tarde.

Fonte: Webinsider

7 comentários:

  1. Não acredito que o problema seja "A dificuldade de escolher o melhor curso de TI", e sim a falta de profissionais na area.
    Realmente parece brincadeira mas não é, TI é uma das áreas que mais crescem no mundo de hj, e a procura por profissional eh sempre muito grande, o mercado busca por mão de obra qualificada, e algumas empresas suprem essa falta investindo na formação do profissional da area, mas ainda hj existem estadois como a nossa Paraíba que não tem a condição de manter um profissional da TI, embora tenha varios lugares nesse mesmo estado que investem e qualificam tais profissionais.

    ResponderExcluir
  2. ahhh e lembrando eh a TI tambem uma das poucas areas q naum sofrem o impacto das crises.

    =]

    ResponderExcluir
  3. Concordo com vc Gilvan em relação a falta de máo-de-obra qualificada, porém o post visa informar aquelas pessoas que estão prestes a fazer o vestibular ou fazer cursos técnicos na área de TI. Ainda existe muita ambiguidade em dinstiguir "o que é o que" nessa área!! Vlw pela visita!

    ResponderExcluir
  4. opa..gostei do blog...aqui fiz ate uma copia pro forum q sou colunista..cofere la depois..

    P.S:Colokei a fonte para q todos possam entrar no seu blog...

    Fui

    ResponderExcluir
  5. Vlw Lean! Obrigado! Manda o link do seu forum para o pessoal dar uma olhada!! abraços!

    ResponderExcluir
  6. opa...ta ai o link
    www.tutoriasweb.com

    vai nos ultimos topicos ou na parte de colunistas e clica na minha foto la e ve os artigos...

    flw

    ResponderExcluir
  7. Ramon, estou com 33 anos e perdido em relação ao que fazer. Fui afetado drásticamente pela crise no meu segmento que é comercial. Sempre gostei de TI, mas não sei se com essa idade consigo fazer algo produtivo na área. Pergunta: Se eu fizer uma formação em TI, ao ingressar na área, qual será a remuneração média inicial até atingir o patamar acima de 5 mil, que estava acostumado? Em quanto tempo consigo isto? ALgum caminho para indidcar como curso, formação, certificação...? Me encaixo mais em infra e redes.

    ResponderExcluir