17 junho 2009

Sou Opera desde criancinha!

Conheça a nova versão do browser do Opera. O Opera Unite.



Sabe aquelas vezes que você pensa: - "Como ninguém pensou nisso antes?" Pois é, hoje isso aconteceu comigo.

O Opera (há algum tempo atrás) pronunciou que iria lançar algo que "mudaria a Internet".

Confesso que fiquei muito curioso. Como uma empresa que não conseguiu fazer seu browser decolar depois de vários anos, tem o "despeito" de anunciar algo que "mudaria a Internet"? Teria a Opera, depois de tantos anos de fracasso, perdido a noção do ridículo? Tenho a impressão que não...

Nada das abas que se abrem automaticamente com os últimos sites visitados; Nada de exibição de feed de forma organizada e limpa; Nada de um cliente de email embutido; Nada de permitir a busca em N sites diferentes diretamente aonde se digita a URL; Nada de permitir usar movimentos com mouse para navegar entre as páginas; Nada de um sistema de bloqueio de conteúdo e scripts maliciosos; Nada de um sistema de proteção com suporte a Extended Validation; Nada disso... Aliás, quem usa o Opera hoje (alguém ai??) já conta com essas funcionalidades.

O que a Opera aprontou dessa vez foi simplesmente incorporar um servidor Web ao seu browser!

Ou seja: Você instala um browser de 7mb para navegar na Internet e de brinde ganha um webserver. Você continua usando o Opera para acessar conteúdo dos servidores, mas também pode disponibilizar facilmente seus conteúdos. Sacou? Simples assim.



O video oficial explicando o funcionamento do Opera Unite (em inglês)


Mas espera aí! Mas como ninguém (MS, Google, Mozilla) pesou nisso antes???

Chamado Opera Unite, a tecnologia proposta pela Opera busca expandir a forma de interação na web. Como já foi dito, ela permite que o usuário possa, além de acessar conteúdo, disponibilizar o seu próprio conteúdo para quem quiser. Até para ele mesmo, podendo acessar seus arquivos pessoais de onde estiver.

Pode parecer coisa de maluco ou, a principio, complicado para ser utilizado. Mas não estamos falando de Apache ou ISS. Instalei a versão beta e, em 5 minutos, criei minha conta, disponibilizei uma página HTML, e alguns arquivos de um determinado diretório...

A disponibilização dos conteúdos pode ser feito no modo público, restrito (somente tiver sua senha) ou apenas para você. Entende-se como conteúdo vídeos, fotos, documentos, página web (somente em html). E tudo pode ser acessado em qualquer lugar, através de qualquer outro browser pois a interface é web (incluindo Mobile).

Tudo com uma pitada de rede social.

Além disso, recados podem ser deixados em um mural de recados, suas músicas podem ser ouvidas remotamente, e também é possível criar um chat com outros usuários do Opera Unite.

Será que isso irá mudar a Internet para sempre? O grande feito foi permitir disponibilizar qualquer conteúdo em sua máquina de forma simples e fácil. Muito mais fácil do que qualquer outra coisa que eu já tenha visto. Tudo sem ter que fazer upload.

O número de usuários de Opera finalmente irá crescer além dos fiéis escudeiros? Afinal, os recursos podem ser habilitados instalando o Opera em sua máquina mas você não é obrigado a navegar por ele. ;)

No meio dessas dúvidas me vem uma certeza: Por enquanto o Opera continua ser o melhor browser menos usado e é questão de tempo para mais esse recurso ser copiado pela concorrência.

Se quiser saber mais acesse Opera Unite e baixem o browser para testarem a novidade, eu particularmente achei incrivel.



Via: Meiobit

3 comentários:

  1. uso o Opera desde o Opera 5.

    O Firefox é só uma cópia bugada e lenta do Opera. unica vantagem dele é alguns poucos plugins que não copiaram o Opera.
    O Firefox só é famoso pelo nome "atrativo", o icone a a massiva propaganda do mesmo.

    Opera > Resto

    ResponderExcluir
  2. Como usuário fiel do Opera há três anos, acredito que o Unite só reforça a tradição de inovação, que é premissa desse navegador. E por causa deste espírito de pioneirismo, acredito a Opera Software "não teve anos de fracasso" como você afirmou acima. Pelo contrário: ter suas funcionalidades copiadas (navegação por abas, gerianciador de downloads, só pra citar duas) por navegadores que a maioria das pessoas usa, também é um grande sinal de sucesso.

    Ainda não sei como as pessoas trocam o Opera por navegadores que historicamente são conhecidos por sua fragilidade e por serem alvo de crackers ou por navegadores que, para executarem de forma minimamente decente, precisam ter dezenas de complementos instalados.

    No mais, aprecio sua adesão a este que é sim o melhor browser que existe e que, espero eu, tenha cada vez mais usuários. =D

    ResponderExcluir
  3. Acabo de ver um post no MeioBit "parecidíssimo" com esse teu: http://meiobit.com/meio-bit/software/opera-unite ¬¬

    ResponderExcluir