28 maio 2009

Esquizofrenia Na TV


Atualmente sendo abordada na novela Caminho das Índias, a Esquizofrenia é uma doença mental grave que se caracteriza classicamente por uma coleção de sintomas, entre os quais avultam alterações do pensamento, alucinações (sobretudo auditivas), delírios e embotamento emocional com perda de contato com a realidade, podendo causar um disfuncionamento social crônico. Pode desenvolver-se gradualmente, tão lentamente que nem o paciente nem as pessoas próximas percebem que algo vai errado: só quando comportamentos abertamente desviantes se manifestam. O período entre a normalidade e a doença deflagrada pode levar meses.

A Sétima Arte também pôs esse assunto à tona (diretamente ou indiretamente): Clube da Luta; Número 23; O Segredo de NeverWas; Despertares; O Gabinete do Dr. Caligari; Os 12 Macacos; Um estranho no Ninho; Esse mundo é dos loucos; Spider; Hospital de malucos; Asas da liberdade; Bicho de 7 Cabeças; Pi; Donnie Darko.

Um caso bastante conhecido e que foi relatado no filme "A Beautiful Mind" (Uma Mente Brilhante), é a do matemático John Nash. Após ser chamado a fazer um trabalho em criptografia para o Governo dos EUA, Nash passa a ser atormentado por delírios e alucinações. Diagnosticado como esquizofrênico, e após várias internações, ele usou toda a sua racionalidade para distinguir o real do imaginário e voltar a ter uma vida normal.

Um outro filme muito interessante sobre esse assunto é "Angels of the Universe". O filme tem como personagem principal Paul (Ingvar E. Sigurdsson), um jovem islandês com uma vida normal centrada na família, na poesia e nos amigos. O amor traz a Paul a felicidade, mas esta é lhe tirada abruptamente. O sofrimento chega e com ele os primeiros sinais da multifacetada doença. A violência, as fortes dores de cabeça, as alucinações, o entrar na mente da dor personificada. O hospital é o local esperado, mas não o fim. Ali a loucura mistura-se com sorrisos leves e trágicos. Misturados com momentos de plena lucidez (por mais irônico que possa parecer) e loucura trágica.

O diagnóstico da Esquizofrenia é feito pelo conjunto de sintomas que o paciente apresenta e a história como esses sintomas foram surgindo e se desenvolvendo. Existem critérios estabelecidos para que o médico tenha um ponto de partida, uma base onde se sustentar, mas a maneira como o médico encara os sintomas é pessoal. Um médico pode considerar que uma insônia apresentada não tenha maior importância na composição do quadro; já outro médico pode considerá-la fundamental. Assim os quadros não muito definidos ou atípicos podem gerar conflitos de diagnóstico.

Fonte: psicosite

Nenhum comentário:

Postar um comentário