30 maio 2009

O perigo de dormir apoiado sobre seu braço!




Uma dessas ai, deixava se apoiar na hora! taaa lokooo!

U
ma noite destas, dormindo na cama, me virei para deitar sobre meu outro lado e repentinamente senti alguém me golpear pesado no rosto. Meu coração disparou de terror e pulei da cama como um ninja. Não havia nada além da respiração suave da minha esposa em sono profundo. Bateu uma tontura por causa do pulo de gato e inclinei para me apoiar na parede. Infelizmente meu braço não obedeceu e dei com a cara na parede e caí no chão. Uma cena digna dos piores pastelões do Steve Martin.

Acontece que meu próprio braço havia se voltado contra mim. Este alienígena havia me atacado por causa do movimento ao me virar junto com a inexorável atração gravitacional e iniciou a ridícula reação em cadeia que eu descrevi Quantas vezes você dormiu apoiado sobre seu braço e, quando acordou, se perguntou se alguém havia pregado um grande pedaço de borracha em seu ombro (sim, seu braço amortecido)? E quanto tempo demorou para que ele voltasse ao normal?

Quantas vezes você tentou mexê-lo em vão e, em desespero, usou o outro braço para movê-lo? Não se perguntou se seu braço iria apodrecer e cair?

Há quem diga que, se dormirmos demais sobre nossos braços, interrompendo o fluxo de sangue por algumas horas, ele pode perder todas as funções, necrosando e tendo que ser removido através de cirurgia. Isso sim soa como aterrorizante.

De acordo com a literatura médica, o tempo máximo “sugerido” para que um membro fique dormente é de uma hora para os braços e de duas horas para as pernas – isso, é claro, varia de acordo com a idade do paciente e suas condições físicas. No entanto, passar mais tempo do que isso interrompendo o fluxo de sangue pode causar danos ao sistema nervoso.

Depois de quatro horas sem irrigação sanguínea, o tecido começa a se decompor, por causa do sangue estagnado na região.

Se seu braço não cair por causa da gangrena (se ele não cair sozinho, não se preocupe; pelo menos um dedo você pode perder dessa forma) você, provavelmente, terá que amputa-lo, já que não quer arriscar uma infecção generalizada que pode custar sua vida.

Ou seja: não é legal dormir apoiado no braço por mais de uma hora. E não é nada bom interromper o fluxo sanguíneo por mais de quatro horas.



Via: Scientific Blogging


21 comentários:

  1. Isso já aconteceu comigo, você acorda no meio da madrugada non sente o seu braço inteiro e fica com o outro braço balançando aquela coisa q ta grudada no seu corpo.

    ResponderExcluir
  2. Isso é muito ruim. Aconteceu algumas vezes comigo.

    ResponderExcluir
  3. Eu durmo direto sobre o braço, mas como me mexo muito na cama e mudo de posição, ainda não tive o desprazer de sentir isso, a não ser, de vez em quando, leves formigamentos que passam tão logo eu esfrego a mão com força no braço afetado.

    Bom post, e muito esclarecedor!

    Abraços,

    André

    ResponderExcluir
  4. já aconteceu comigo tambem,é a mesma sensação que você sente nos labios quando por exemplo a dentista anestesia a boca,muito estranho e assusta mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Não há perigo de você perder o seu braço durante o sono, porque o seu corpo desperta quando algo está errado.

    ResponderExcluir
  6. estou prestes a perder o braco entao. Sempre durmo em cima dele. Ferrou! Corram pras colinas! Sem um braco!!

    ResponderExcluir
  7. o pior é quando voce tenta desligar o despertador com o braço adormecido...

    ResponderExcluir
  8. acontece DIRETO! eu acordo e meu braço ta durmindo vc entra em desespero mesmo sendo comum e sempre acontecer vc mexe nele com o outo braço e tenta mexe-lo mais nao consegue (comigo principalmente pra pegar o celular despertando)as vezes demora e o celular fica tocando entao eu entro em desespero pq meu braço nao mexe e o celular tocando alto
    hsauiehasuesahsauie

    ResponderExcluir
  9. Nossa vc descreveu exatamente o q aconteceu comigo...
    "pulei da cama como um ninja"... pensei "meu braço morreu"....auhauau
    bateu um desespero...

    ResponderExcluir
  10. Isso já aconteceu comigo também.
    Não sabia que era perigoso dessa forma.
    Agora evitarei dormir apoiado no braço. ;)

    ResponderExcluir
  11. e quem bateu no cara..?

    ResponderExcluir
  12. pow, isso ja aconteceu bastante comigo
    ja fiquei com os dois braços dormente num mesmo dia...levantei desesperado, parecendo boneco de posto...pior mesmo é quando o sangue volta a circular pelo braço...doii demais, queima até perder a vontade de dormir novamente

    ResponderExcluir
  13. PUTS TEXTINHO RUIM EIHNN...

    Nao acredito q eu li isto.

    Dormir em cima do braço vc pode perder ??
    Ter que amputa-lo ?? Ah Por Favor !!!!!

    Primeiro que pra perder o braço por necrose, vc precisa ter interrupçao sanguinea total, suas arterias precisam estar completamente oclusas, e caso isto venha acontecer sua pressao aumenta sanguinea aumenta pois o sangue nao tem mais para onde seguir, neste momento vc ja acorda pelo aumento da pressao.

    ''Se seu braço não cair por causa da gangrena (se ele não cair sozinho, não se preocupe; pelo menos um dedo você pode perder dessa forma) você, provavelmente, terá que amputa-lo, já que não quer arriscar uma infecção generalizada que pode custar sua vida.''

    Isto foi a coisa mais idiota que eu ja li...
    Ter que amputar ?? Infecçao generalizada ??
    Quem escreveu isto ? AFF
    Casos raros podem aparecer, de perder o braço por interrupçao sanguinea, DORMINDO. Voces ouvem falar isto na midia ?? Nao ne !!

    E quando voces sentem formigar e acorda derepente na noite, sem conseguir mexer-lo, nem levantar o braço é por conpressao do nervo que inerva seu braço, pode claro seu braço ficar gelado, ai sim eh diminuicao do fluxo sanguineo tambem por compressao.

    Vao estudar antes de falar sobre algo que nao saibam.

    ResponderExcluir
  14. já acordei sem sentir um braço e uma perna, e tive que descer as escadas, foi tenso

    ResponderExcluir
  15. Parceiro, gostei do seu blog, poderia me informar quantas visitas dias vc tem? Talvz podemos fazer parceria, tenho mais ou menos 5000 a 8000 visitas por dia.... Meu blog é o fotologando.blogspot.com aguardo a resposta.

    ResponderExcluir
  16. uma vez fui testar akele i-doser e deitei para ouvi-lo... quando levantei minha perna esquerda tinha "morrido" auhhauhua voltei de bunda no chao.. foi engracado mas macabro..

    ResponderExcluir
  17. Eu dormi ontem e até agora as pontas dos meus dedos estão meio estranhas. Tipo formigando..
    Já faz umas 15hrs.

    ResponderExcluir
  18. Opa, fala ae pessoal, meu nome é Anderson, confeso que fiquei de cabelo em pé ao ler essa materia. Essa noite comecei a ter uma puta pesadelo, ai acordei, quando fui me mexer, uma sensação horrivel, meu braço e meus dedos, eu não sentia nada, e não voltava, bom, a primeira coisa q me veio na cabeça foi olhar a hora, eu tinha ido dormir as 1 da manhã, e já passava das 3 horas, pensei, fiquei mais de uma hora assim, ai levantei, comecei a andar, mexer o braço, os dedos, demorou até voltar ao normal, porem as pontas dos dedos formigavam, comecei a fazer uns exercicios para ativar a circulação, depois alongamento, ainda estavam estranhos, peguei agua do chuveiro bem quente, e fiz compressa, ai sim melhorou, mas ainda sim as vezes eu sinto algo de estranho nas pontas dos dedos, faz umas 6 horas já. Bom, agora hoje de manhã meu braço esta um pouco cansado, como se eu tivesse malhado. Vi que isso era por causa dos estimulos musculares involuntarios tentando reanimar, as pontas dos dedos estão um pouquinho estranhas as vezes, mas foi devido ao tralma.

    Bom, isso também serviu para me mostrar que tem algumas coisas erradas: cochão duro demais, travesseiro mole, durmir de qualquer geito.

    Uma vez isso ocorreu com a minha mãe, demorou 1 semana até voltar 100%

    ResponderExcluir